Como consultar para saber se minha empresa é Optante pelo Simples nacional?

Fazer a consulta Simples Nacional e descobrir se a sua ou qualquer outra empresa adota esse regime é muito fácil.

O primeiro passo é acessar o site oficial da Receita Federal, informar o CNPJ de sua empresa ou daquela que deseja obter informações e por fim clicar em consultar.

Feito isso, será gerado um documento mostrando diversos campos, dentre eles o relacionado ao Simples Nacional. Neste local é possível identificar se a empresa é optante ou não pelo regime.

Passo a passo para consultar se uma empresa é optante pelo Simples Nacional

E para fazer a consulta de empresa optante pelo Simples MEI, basta acessar o site oficial do Simples Nacional, clicar na opção referente ao SIMEI e clicar no botão “consulta optantes”.

Feito isso, irá abrir uma nova página, onde será possível digitar o seu CNPJ e os caracteres de verificação anti-robô. Depois basta selecionar a opção “consultar” e a página será direcionada para o resultado.

No campo “situação atual” é possível verificar a permanência neste regime, incluindo a data de ingresso, caso ela ainda faça parte dele.

Neste artigo foi possível descobrir informações importantes relacionadas à consulta Simples Nacional, assim como os pré-requisitos para se fazer parte do regime, como realizar as consultas tanto para micro e pequenas empresas, quanto para quem é cadastrado como MEI.

Com esses dados em mãos, você consegue obter os detalhes referentes a sua empresa ou, se for um profissional da contabilidade, pesquisar a respeito da situação fiscal de seus clientes.

Gostou deste post sobre empresas optantes pelo Simples? Então deixe seu comentário aqui embaixo.

Was this article helpful?

Related Articles

Leave A Comment?